sábado, 19 de março de 2011

Punição

É muito complicado para nós imaginar que seja possível deixar de lado as broncas durante o treinamento do cão ou que elas sejam negativas para seu adestramento. De fato, não podemos deixar de controlar e reprimir todas as atitudes negativas dos cães. A diferença é que faremos isto inteligentemente, levando em conta a psicologia canina. Para cada comando e para cada problema de comportamento indicaremos a melhor forma de correção sem que a relação com seu cachorro corra risco de se deteriorar, o que poderia acontecer com reprimendas desnecessárias.
Devemos reprimir a atitude e não o cão. Isto significa que, assim que o cachorro desistir da atitude indesejável, mesmo quando provocado, o amor e o carinho devem ser os mesmos de antes, como se o erro nunca tivesse acontecido. Independentemente do que ele faça, você deverá mostrar que o ama, quanto mais o cachorro amá-lo, mais fácil será seu treinamento, e não ganhamos pontos brigando ou repreendendo nosso cão.
Muitas punições necessárias podem ser disfarçadas, para que o cão não as relacione com você. Ele jamais entenderá que tanto o ato de aceitar um pedaço de carne atirado por um estranho como o de atravessar a rua para pegar uma bola podem matá-lo. Por isso, seria incompreensível para o seu cão se você ficasse bravo com ele por ter feito essas coisas. Algumas vezes é muito difícil não deixar o cão perceber que você está por trás da punição..
As broncas não são negativas apenas pelo fato de que se perdem pontos na relação com o cachorro, mas também porque muitas vezes o cachorro está querendo atenção, e mesmo uma atenção negativa pode ser vantajosa para ele. Quando isto acontece, e acredite, acontece o tempo todo, ao invés de o estarmos educando, estamos deseducando. Se saímos gritando atrás de um cão quando ele faz xixi pela casa, teremos dado a ele a atenção desejada. Da próxima vez que esse cão quiser atenção, ele repetirá o ato e será bem-sucedido novamente.
As melhores correções são aquelas feitas de tal forma que seu cão acredite que foram aplicadas por "Deus" e nas quais você não teve participação nenhuma.

Atenção: Toda e qualquer punição deve ter o objetivo de inibir o ato e nunca o de ser represália ou vingança! Assim que se atinge o objetivo, a punição deve cessar como se jamais tivesse existido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário